"I got my mind set on you..."
It's gonna take time, a whole lot of precious time, it's gonna take patience and time, to do it right, child.
Após uma pausa necessária, estou de volta. Dezembro começando, 2025 chegando ao fim, mas ainda é tempo de mudança. Sempre é. Quando comecei esta newsletter, em março de 2023, a ideia era trazer aqui uma visão mais pessoal da gastronomia, com foco, naquele momento, na cozinha à base de plantas. Era um outro momento, outra proposta.
Muita coisa aconteceu em 2024, uma montanha-russa de emoções, perdas importantes de pessoas queridas, conclusões, novos inícios. Bittersweet. Tudo isso mexeu comigo. Refleti bastante ao longo desses meses e compreendi que esta newsletter pode servir a um propósito ainda maior, que é o de trazer informações, sugestões e dicas sobre gastronomia de uma forma mais ampla, não apenas focada nos vegetais. Uma newsletter de jornalismo gastronômico, meu ofício principal, que exerço desde o longínquo ano de 2009. Queria ter um espaço para dividir com você minhas andanças por aí, sem a volatilidade da rede social, e também sem depender necessariamente de um veículo já consolidado. Por isso, a Com Limão e Sal está mudando.
Trabalho como jornalista desde meu primeiro ano de Cásper Líbero, o que já soma aí 27 anos de jornalismo. Só de jornalismo gastronômico, são 15 anos. É bastante coisa, especialmente neste mundo em que vivemos agora, tão veloz, tão mutante, cheio de ferramentas novas que exigem aprendizados igualmente novos. Pensei: por que não tentar? E aqui estou.
Duas em uma
Mas, antes, um pouco de contexto. Passei este ano me dividindo entre duas atividades que foram fundamentais nos meus diversos momentos de construção e de reconstrução: a escrita (sobretudo jornalística) e a cozinha. O Empório Mastrorosa, que criei em fevereiro deste ano, continua. É cozinhando que consigo extravasar outros lados criativos, além de servir quem precisa de ajuda na rotina, ou simplesmente quer comer algo diferente, artesanal.
É muito gostoso (embora desafiador) todo o processo de escolher o cardápio, desenvolver a logística necessária para preparos e entregas, cozinhar dias a fio e entregar tudo, com amor e todo capricho que consigo agora. Tem espaço para melhorias? Ô se tem! Mas a criação do Empório no início deste ano, num momento em que eu passava por conclusões dolorosas e uma grande instabilidade financeira, me trouxe uma força renovada: com ele, pude colocar em prática um outro lado meu, o de ajudar as pessoas a comer coisinhas gostosas no dia a dia. Isso me permitiu, ainda, ter um controle maior sobre as finanças, na minha mão, sem depender da flutuação imensa e das profundas transformações que o mercado jornalístico formal enfrenta há anos.
Troféu gastronômico
Em termos de jornalismo gastronômico, 2024 também me abriu as portas para muita coisa: cobri diversas Rotas Gastronômicas nas press trips da Semana Sabor de São Paulo, para o Mundo Mesa e Revista Prazeres da Mesa; ajudei a escrever um Guia Gastronômico de São Paulo em conjunto com o saudoso Ricardo Castilho, da Prazeres, colaborei com diversas matérias e coberturas para a mesma revista, escrevi reportagens para a revista Elle digital e colaborei com a primeira edição da revista Elle à Table, que me rendeu um prêmio lindo: ganhei o Troféu São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia, da Câmara Municipal de São Paulo, em novembro deste ano, com o primeiro lugar em reportagem de mídia impressa. O texto vencedor foi o “Conexão no Prato”, em que conto a história de pratos que viraram ícones no Brasil, mas têm origens atribuídas a vários outros países, como lámen, ceviche, cuscuz, homus e mais.
Foi muito emocionante receber o prêmio, ao lado da minha família. Olívia, minha filha, acreditava desde o primeiro momento que o troféu seria meu. E, em sua intuição infantil, ela estava certa e vibrou loucamente quando meu nome foi chamado ao palco. Meu companheiro, Rafael, e meu enteado, Bento, estavam comigo, segurando minha mão, como fizeram desde o momento em que nos unimos como uma família. Deus abençoe essas preciosidades.
Naquele momento, pensei muito no meu pai e em como ele deve estar orgulhoso de sua filha, vendo, lá do alto, como aquela menina pequena, anticonformista, que escrevia livrinhos com 10 anos de idade, teve um reconhecimento dos textos que escreveu nas velhas revistas que ele vendia na banca de jornal… Sim, meu velho pai foi jornaleiro quase que a vida toda, e seus olhos brilhavam quando viam meu nome numa matéria impressa. Obrigada, papi. Esse prêmio também é seu.
Com Limão e Sal tá diferente
Por isso, é com o coração cheio de gratidão que anuncio a nova fase para esta newsletter. Semanalmente, a Com Limão e Sal trará novidades do mundo da gastronomia, com dicas de restaurantes, roteiros de viagens, entrevistas com chefs, coberturas de eventos, receitas e tudo o que cabe no delicioso jornalismo gastronômico – com pitadas de viagem, arte, cultura e lifestyle.
Uma das características marcantes desta newsletter sempre foi a mistura da gastronomia com a arte, em particular com a música. Por isso, os títulos sempre foram versos musicais, que completam o espírito de cada texto. A música continuará presente, mas não necessariamente compondo os títulos, porque o foco mudou. Mas teremos, sim, indicações das nossas canções favoritas, com espaço para outras artes darem as caras de vez em quando também, como uma foto que nos comoveu, um filme que nos encantou, livros imperdíveis… Tudo o que tocar o coração.
Espero que você esteja com a gente nesta nova história da Com Limão e Sal. Viver bem, para mim, é ter tempo. Tempo e possibilidade de fazer o que se ama, servindo melhor não apenas a si mesmo, mas ao outro. Tempo para estar perto de quem a gente ama de verdade, família, amigos, com espaço para construir relações verdadeiras, pacíficas, leais, profundamente respeitosas. Tempo para cuidar de si mesmo, com pausas, respiros e descansos para apreciar a arte, as paisagens, os sabores, a vida, o amor. Tempo é o luxo mais precioso.
Vem com a gente nesta nova fase? Semana que vem já teremos nossa primeira news em novo formato. Enquanto isso, deixa aqui um comentário pra gente dizendo o que acha da Com Limão e Sal, e o que você gostaria de ver por aqui. E compartilhe com os amigos, assim nossa rede cresce e a gente consegue trazer sempre novidades fresquinhas e deliciosas para você.
Vida longa e boa!
Um beijo grande,
Luciana
“It's gonna take time
A whole lot of precious time
It's gonna take patience and time, mmm
To do it, to do it, to do it, to do it, to do it
To do it right, child”
I got my mind set on you ;)
(Got My Mind Set On You – George Harrison)





Parabéns Lu, pelo seu prêmio! Foi merecido pela sua dedicação e escrita maravilhosa!
Falando em mudanças, estava eu aqui fazendo as últimas médias escolares da minha vida, quando seu email chegou falando de mudanças. Mudar se faz necessário, novas atividades virão pós aposentadoria! Um viva as novidades ! Beijos